ARTUR FREITAS
TEORIA DAS ARTES VISUAIS
Disciplina Optativa (Eletiva)
PPGAV & PPGARTES | UNESPAR
EMENTA
Apresentação e análise dos fundamentos epistemológicos das artes visuais, com ênfase na expansão teórico-histórica do conceito de “obra de arte” no contexto da arte moderna e contemporânea.
CONTEÚDO
Conceitos de arte. Exame da relação entre a experiência estética e as disciplinas fundadoras da arte: crítica de arte, teoria da arte e historiografia da arte. Mapeamento das principais correntes historiográficas das artes visuais. Discussão sobre o processo de autonomização da arte: formação do campo da arte e autonomia da linguagem. A homologia arte-vida: montagem, crítica institucional e performance radical. Análise dos regimes de imanência: autografia e alografia nas artes visuais.
PROGRAMA DA DISCIPLINA
Clique nos textos para baixar
AULA 1 | APRESENTAÇÃO
>> APRESENTAÇÃO DO Programa da disciplina.
AULA 2 | CONCEITOS DE ARTE
>> O QUE é arte? Modos de conceituar arte. Teorias imitativas, expressivas, estéticas e convencionalistas. Conceito histórico de arte: techné, ars, artes liberais, belas artes.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
ADAJIAN, Thomas. The definition of art. In: ZALTA, Edward (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford: Stanford University, Fall 2018.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
DAMISCH, Hubert. Artes. In: Enciclopédia Einaudi, vol. 3. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984, pp. 11-63.
-
DANTO, Arthur. Kant and work of art. In: What art is. New Haven: Yale University Press, 2013, pp. 116-134.
-
GELL, Alfred. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. Arte & Ensaios, UFRJ, Rio de Janeiro, 2001, pp. 174-191.
-
HEINICH, Nathalie; SHAPIRO, Roberta. Quando há artificação? Revista Sociedade e Estado, UnB, Brasília, vol. 28, nº 1, jan-abr. 2013 [2012], pp. 14-28.
-
MUKAROVSKY, Jan. Escritos sobre estética e semiótica da arte. Lisboa: Estampa, 1988 [1975]. Capítulos 2 e 3, pp. 19-112.
-
PAZ, Octavio. O uso e a contemplação. Revista Raiz, nº 3, out. 2006 [1988], pp. 82-89.
-
SHINER, Larry. Polite arts for the polite classes. In: The invention of art: a cultural history. Chicago: University of Chicago Press, 2001, pp. 75-98.
AULA 3 | DIMENSÕES DE ANÁLISE DA IMAGEM
>> AS TRÊS DIMENSÕES de análise da imagem e suas correlações com a historiografia da arte: história formalista, social e cultural da arte.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
FREITAS, Artur. História e imagem artística: por uma abordagem tríplice. Estudos Históricos, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, nº 34, 2004, pp. 03-21.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
ARGAN, Giulio Carlo. A crítica de arte e a história da arte. In: Arte e crítica de arte. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1995 [1988], pp. 141-158.
-
ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. Lisboa: Ed. Estampa, 1992 [1977], pp. 34-42.
-
DIDI-HUBERMAN, Georges. A arte morre, a arte renasce: a história recomeça (de Vasari a Winckelmann). In: A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [2002].
-
GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989 [1986], pp. 41-93.
-
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia. In: O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2001 [1955], pp. 47-87.
AULA 4 | AUTONOMIA DA ARTE
>> AUTONOMIA SOCIAL da arte. Formação do campo da arte: instituições e agentes. Autonomização da linguagem: autonomia narrativa e formal.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. Caps. 9 e 10, pp. 255-298.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
BUENO, Maria Lúcia. Do moderno ao contemporâneo: uma perspectiva sociológica da modernidade nas artes plásticas. Revista de Ciências Sociais, UFC, Fortaleza, v. 41, nº 01, 2010, pp. 27-47.
-
FABRIS, Annateresa. Arte moderna: algumas considerações. In: FABRIS, Annateresa; ZIMMERMANN, Silvana. Arte Moderna. São Paulo: Experimento, 2001, pp. 15-32.
-
FREITAS, Artur. Arte moderna: notas sobre a autonomia. In: FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Org.). História e arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013, pp. 177-200.
-
FREITAS, Artur. A autonomia social da arte no caso brasileiro: os limites históricos de um conceito. ArtCultura, v. 7, nº 11, UFU, Uberlândia, jul-dez. 2005, pp. 197-211.
AULA 5 | VIRADA CONTEXTUAL
>> AUTONOMIA COMO problema: montagem, ready-made e apropriação. A questão da indiscernibilidade. Cubo branco e crítica institucional.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
BÜRGER, Peter. A obra de arte vanguardista. In: Teoria da vanguarda. Lisboa: Vega, 1993 [1974], pp. 101-141.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. Arte & Ensaios, EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 7, 2000, pp. 179-197.
-
BUCHLOH, Benjamin. From the aesthetic of administration to the critique of institutions. October, vol. 55, Winter, 1990, pp. 105-143.
-
DANTO, Arthur. Obras de arte e meras coisas reais. In: A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005 [1981], pp. 205-241.
-
DANTO, Arthur. O mundo da arte [1964]. In: D’OREY, Carmo. O que é arte? A perspectiva analítica. Lisboa: Dinalivro, 2007, pp. 79-99.
-
FREITAS, Artur. Arte colaborativa, coletivos e práticas sociais: notas sobre um debate. In: FREITAS, Artur; HONESKO, Vinicius; REIS, Paulo (Orgs.). Políticas do sensível: arte e urgência. São Paulo: Intermeios, 2023.
-
FRASER, Andrea. From the critique of institutions to an institution of critique. Art Forum, New York, vol. 44, set. 2005, pp. 100-106.
AULA 6 | PERFORMANCE RADICAL
>> A HOMOLOGIA arte-vida: o corpo como obra. Performatividade pollockiana. A crise do sujeito moderno: performance feminista e arte disturbacional.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
AGAMBEN, Giorgio. Arqueologia da obra de arte. Princípios – Revista de Filosofia, Natal, v. 20, n. 34, jul-dez. 2013 [ago. 2012], pp. 359-361.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
DANTO, Arthur. Arte e disturbação [1985]. In: O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, pp. 155-170.
-
FREITAS, Artur. Performance radical e literalidade: a homologia arte-vida. Arte Teoria, Universidade de Lisboa, n. 21, 2018.
-
HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 [1992], pp. 23-46.
-
JONES, Amelia. Body art: performing the subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.
-
KAPROW, Allan. The legacy of Jackson Pollock [1958]. In: KELLEY, Jeff (ed.). Essays on the blurring of art and life: Allan Kaprow. Berkeley: University of California Press, 2003, pp. 01-09.
AULA 7 | REGIMES DE IMANÊNCIA: AUTOGRAFIA E ALOGRAFIA
>> TEORIA DOS regimes de imanência: autografia e alografia. Sistemas de notação e transmídia: obras alográficas como projeto, texto e instrução.
____________________________
LEITURA OBRIGATÓRIA
-
GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001. [1994], pp. xviii-xxxv.
LEITURAS COMPLEMENTARES
-
FREITAS, Artur. Modos de fazer (arte): o projetista, o montador, o propositor. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG, Belo Horizonte, vol. 14, n. 30, jan-abr. 2024, pp. 207-232.
-
FREITAS, Artur. Reperformance: a presença em questão. Urdimento, UDESC, Florianópolis, n. 43, 2022., pp. 1-28.
-
GOODMAN, Nelson. Linguagens da arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006 [1968]. Capítulos 4 e 5, pp. 149-237.
-
OSBORNE, Peter. Transcategoriality: postconceptual art. In: Anywhere or not at all: philosophy of contemporary art. London; New York: Verso, 2013, pp. 99-116.
-
WOLLHEIM, Richard. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994 [1980], pp. 68-82.
AULA 8 EM DIANTE | SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
>> APRESENTAÇÃO E DEBATE de texto escolhido (duas apresentações/debates por aula). Os procedimentos dos Seminários e os textos da bibliografia temática são apresentados abaixo.
>> CADA SEMINÁRIO Temático é exposto por um grupo de 2 ou 3 Apresentadores e discutido por alguns Debatedores previamente selecionados. A cada aula haverá dois Seminários Temáticos. Os Apresentadores devem escolher um texto da bibliografia abaixo. O tempo da apresentação será decidido em sala e dependerá do número total de Seminários. Ao final da apresentação, os Debatedores devem discutir o texto apresentado.
ARTE E ESPACIALIDADE
-
BISHOP, Claire. Reconstruction era: the anachronic time(s) of installation art. In: CELANT, Germano (Ed.). Revisiting When Attitudes Become Form: Bern 1969/Venice 2013. Milan: Fondazione Prada, 2013, pp. 429-436.
-
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity [1997]. Arte & Ensaios, UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, 2008, pp. 166-187.
-
MAMMÍ, Lorenzo. À margem. Ars, nº 03, USP, São Paulo, 2004, pp. 80-101.
ARTE E TEMPORALIDADE
-
AUMONT, Jacques. Formas do tempo, ou as intermitências do olho. In: O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004 [1989], pp. 79-108.
-
DUBOIS, Philippe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea [2006]. In: COSTA, Luiz Cláudio da (org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, pp. 179-216.
-
MACHADO, Arlindo. O vídeo e sua linguagem. Revista USP, São Paulo, nº 16, 1993, pp. 7-17.
CORPO E PERFORMANCE
-
MATESCO, Viviane. Corpo, ação e imagem: consolidação da performance como questão. Poiésis, UFF, Niterói-RJ, nº 20, dez. 2012, pp. 105-118.
-
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
-
STILES, Kristine. Performance. In: NELSON, Robert; SHIFF, Richard (eds.). Critical terms for art history. 2nd ed. Chicago; London: University Chicago Press, 2003, pp. 75-97.
ARTE, GÊNERO E FEMINISMO
-
STUBS PARPINELLI, Roberta. Corpos, gêneros, subversões e resistências: sobre estéticas feministas nas artes visuais. In: A/r/tografia de um corpo-experiência: arte contemporânea, feminismos e produção de subjetividade. Tese (Doutorado em Psicologia), UNESP, Assis-SP, 2015, pp. 165-191.
-
TAVARES, Paula. Breve cartografia das correntes desconstrutivas feministas na produção artística da segunda metade do século XX, Arte Capital, 22 abr. 2008. On-line: goo.gl/Ecsom8
-
TVARDOVSKAS, Luana. Um museu feminista imaginário: histórias da arte e feminismos, diálogos possíveis. In: Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e na Argentina. Tese (Doutorado em História), Unicamp, Campinas-SP, 2013, pp. 11-39.
CRÍTICA DE ARTE
-
DANTO, Arthur. Da estética à crítica de arte. In: Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp; Odysseus, 2006 [1997], pp. 89-109.
-
CAUQUELIN, Anne. Uma teorização prática: a crítica de arte. In: Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005 [1998], pp. 129-153.
-
DAMISCH, Hubert. O autodidata [1993]. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte / Zahar, 1997, pp. 251-269
COLABORAÇÃO E ESTÉTICA RELACIONAL: A VIRADA SOCIAL
-
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009 [1998].
-
BISHOP, Claire. Antagonism and relational aesthetics. October, vol. 110, Fall 2004, pp. 51-80.
-
BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Concinnitas, vol. 1, n. 12, 2008 [2006], pp. 144-155.
O FIM DA ARTE
-
DANTO, Arthur. Crítica de arte após o fim da arte [2005]. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, Vol. VII, nº 14, jul-dez. 2013, pp. 01-17.
-
SUSSEKIND, Pedro. Greenberg, Danto e o fim da arte. Kriterion, vol. 55, nº 129, 2014, pp. 349-362.
-
FABBRINI, Ricardo. O fim das vanguardas. Cadernos da pós-graduação, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas-SP, vol. 08, 2007, pp. 31-47.
PERIODIZAÇÃO E HISTORICIDADE DA ARTE CONTEMPORÂNEA
-
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, vol. 4, out. 2014, pp. 373-390.
-
DE DUVE, Thierry. On periodization: what does “post-Duchamp” mean? Ars, USP, São Paulo, n. 42, 2021.
-
OSBORNE, Peter. Arte contemporânea é arte pós-conceitual. Revista Poiésis, n. 27, jul. 2016, pp. 39-54.
POLÍTICAS DA ARTE
-
DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, ECA-USP, São Paulo, nº 13, [2008], pp. 65-87.
-
RANCIÈRE, Jacques. Contemporary art and the politics of aesthetics. In: HINDERLITER, Beth et alii (Eds.). Communities of sense: rethinking aesthetics and politics. Durhan; London: Duke University Press, 2009, pp. 31-50.
-
RANCIÈRE, Jacques. A estética como política. Devires, Belo Horizonte, v. 7, nº 2, jul/dez. 2010, pp. 14-36.
>> O TRABALHO FINAL (Resumo Expandido) deve se ater à área de Artes, preferencialmente ao tema de pesquisa do aluno, e incluir na argumentação ao menos 1 (um) texto do programa da disciplina de Teoria das Artes Visuais. Normalização: O texto deve ter entre 1000 (mil) e 2000 (duas mil) palavras e precisa estar nas normas da ABNT (Manual de Normalização da UFPR). A data de entrega será definida em sala.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Participação do discente nas discussões sobre os textos obrigatórios.
2. APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO TEMÁTICO
Durante os Seminários Temáticos, os Apresentadores deverão apresentar um dos textos escolhidos. Serão considerados (não necessariamente nesta ordem): apresentação do autor do texto, seu contexto e suas referências teóricas, síntese do argumento do texto, análise crítica das ideias e adequação ao tempo de apresentação.
3. DEBATE DE SEMINÁRIO TEMÁTICO
Durante os Seminários, os Debatedores deverão discutir criticamente o texto apresentado.
4. RESUMO EXPANDIDO (TRABALHO FINAL)
Uso (com interpretação e análise crítica) de ao menos 1 (um) texto do programa da disciplina, atenção à área de Artes, adequação ao tamanho exigido, clareza de objetivos, tema recortado e não-panorâmico, manutenção de um eixo de análise, argumentação coerente e adequação às normas da ABNT.
NOTA FINAL
>> A NOTA FINAL da disciplina corresponderá à soma dos seguintes pesos:
PARTICIPAÇÃO
Participação geral nas discussões da disciplina
1,0
SEMINÁRIO
Apresentação em grupo de Seminário
4,0
DEBATE
Discussão crítica do texto apresentado
1,0
RESUMO EXPANDIDO
Texto redigido e entregue ao final da disciplina
4,0