apresentação

Nosso Grupo de Pesquisa

Quem somos

Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e certificado pela Universidade Estadual do Paraná, o Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação no campo das artes visuais, com ênfase na reflexão teórica e histórica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea.

41876423_2364385206911673_2614130375831584768_n.jpg
CNPq.png

Veja aqui o espelho do NAVIS no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

LINHAS DE PESQUISA

HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS

A linha “História das artes visuais” caracteriza-se por pesquisas centradas no cruzamento entre a historicidade das artes visuais e os principais vetores culturais de uma dada sociedade, grupo ou contexto. Para tanto, privilegia-se o diálogo e as tensões do campo da arte moderna e contemporânea com as principais correntes da historiografia da arte.

ARTES E FICÇÃO

A linha “Artes e ficção” concentra-se no estudo teórico e historiográfico das relações entre cultura visual e regimes de ficcionalidade. Nesses termos, a linha parte de uma noção abrangente de “artes”, que, mediante o encontro entre imagem e ficção, envolve as diversas linguagens ficcionais de cunho imagético.

funcionamento

Com vistas ao fomento da pesquisa sobre arte, visualidade e cultura, o Núcleo trabalha com encontros mensais entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e o público em geral, possibilitando a interação entre universidade, comunidade e classe artística. Os encontros ordinários são abertos ao público e ocorrem de acordo com o cronograma anual do grupo. O local das reuniões é variável, pois o NAVIS privilegia o intercâmbio entre instituições e entidades, trabalhando com um sistema de rodízio institucional. A cada reunião, algum membro do grupo – pesquisador ou estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrando ou doutorando) – ou convidado externo realiza uma palestra a respeito de algum ponto de suas pesquisas. Uma semana antes de cada reunião, o palestrante convidado disponibiliza um texto, de sua autoria ou não, que possa servir de apoio para a sua fala. A palestra é seguida de um debate sobre o conteúdo da fala e do texto. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza eventos periódicos, com destaque para o Simpósio de História e Arte. Previsto para ocorrer a cada três anos, o Simpósio dedica-se ao estudo das relações entre conhecimento histórico e artístico, com ênfase no intercâmbio entre pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais. No âmbito editorial, o NAVIS já publicou quatro coletâneas: (1) História e arte: encontros disciplinares; (2) Arte e política no Brasil: modernidades; (3) Imagem, narrativa e subversão; e (4) Artes e violências.

CREDENCIAMENTO

regras de credenciamento

Em conformidade com as regras do CNPq, os integrantes do NAVIS dividem-se em duas modalidades: "pesquisadores" e "estudantes". Os estudantes possuem cadastro automático, pois são os orientandos atuais dos pesquisadores cadastrados. Os pesquisadores, por sua vez, precisam atender aos seguintes critérios de credenciamento: (1) adequação aos objetivos gerais do grupo de pesquisa, (2) ter titulação de Doutor e (3) ter vínculo formal com alguma instituição de ensino, pública ou privada.

pedidos de credenciamento

Para se candidatar à condição de pesquisador do NAVIS, o professor deve enviar o formulário abaixo preenchido para o e-mail

 gruponavis@gmail.com

com cópia para os e-mails

 artur.imagem@gmail.com 

rosanekaminski@gmail.com

formulário
para solicitação de credenciamento

navislogo-N.png

OBRIGAÇÕES DO PESQUISADOR

Uma vez credenciado, o pesquisador deve cumprir as seguintes obrigações com o Grupo de Pesquisa:

participação

Participar dos encontros ordinários do NAVIS

orientação

Repassar os nomes dos orientandos a serem cadastrados como estudantes no NAVIS

comunicação

Realizar apresentação pública das suas novas pesquisas (em andamento ou concluídas)

informação

Informar quando os orientandos já cadastrados no NAVIS tiverem concluído a pesquisa

atualização

Manter o Currículo Lattes atualizado

publicação

Enviar dados de publicações e outras atividades quando solicitado