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Biblioteca Circular

ROSANE KAMINSKI
& PAULO REIS

INSTITUIÇÕES E EXPOSIÇÕES DE ARTE

Disciplina Optativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná - PPGAV/UNESPAR

EMENTA E PROGRAMA

Confira abaixo

textos

EMENTA

Análise dos processos de produção, circulação e recepção da arte moderna e contemporânea através da investigação das instituições artísticas, das políticas públicas e das exposições de arte, considerando suas práticas, valores e agentes.

PROGRAMA

Clique nos textos para baixar

ABRIL

02 – Apresentação dos professores e da proposta da disciplina. Atividade com livro-exposição de Regina Vater, 1978.

09 – Palestra com Isabela Fuchs: abertura da V Jornada da AMENA na UFPR.

16 – Breve história dos salões e exposições públicas de arte.

Leituras indicadas:

23 – Espaços de produção, circulação e consagração artística no contexto da arte moderna.

Leituras indicadas:

Leituras complementares:

  • ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana. As Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores. São Paulo: Boitempo, 2004.

  • CASTILLO, Sonia Salcedo del. Cenário da arquitetura da arte [Capítulo 2] São Paulo: Martins Fontes, 2008.

30 – Anos 1960-70: outras visões da arte

Leituras indicadas:

  • REIS, Paulo. Propostas para uma crise. In: CAVALCANTI, Ana; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de (orgs). Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.

  • REIS, Paulo. Nova Objetividade Brasileira: posicionamentos da vanguarda. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 98–114, 2017.

  • FREITAS, Artur. Do Corpo à Terra: exposição-limite. In: CAVALCANTI, Ana; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de (orgs). Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.

MAIO

07 – Arte e museu: problematizações.

Leituras indicadas:

14 – As exposições de arte na pesquisa acadêmica.

Leituras indicadas:

Leituras coplementares:

21 – Críticas de exposições, curadoria e revistas de arte. Publicações e outros suportes como exposições.

Leituras indicadas:

Leituras complementares:

  • RUPP, Bettina. Da organização de exposições à curadoria: considerações sobre a formação da atividade no país. In: BULHÕES, Amélia et. al. As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014.

  • KAMINSKI, Rosane. Arthur Omar e a Exposição Sonora “Silêncios do Brasil” (1992). Anais do Colóquio Histórias da Arte em Exposições, Unicamp, 2014.

28 – Espaços contemporâneos da arte no contexto da globalização: as megaexposições.

Leituras indicadas:

* Prazo máximo para definições de temáticas e duplas para as comunicações orais

JUNHO

04 – A “virada decolonial” e as exposições de arte no Brasil do século XXI.

Leituras indicadas:

Leituras complementares:

11 – Mesas de comunicação 1 a 3 (leitura de textos de até 5 páginas a partir de estudo de caso de uma exposição ou acervo - duplas): apresentações orais de 10 a 15 minutos, em formato de evento acadêmico.

18 – Mesas de comunicação 4 a 6 (textos de 5 páginas a partir de estudo de caso - duplas).

25 – Mesas de comunicação 7 a 9 (textos de 5 páginas a partir de estudo de caso - duplas).

Bibliografia de apoio:

 

  • ALTSHULER, Bruce. The avant-garde in exhibition: new art in the 20th century. Univérsity of California, Néw York, 1998.

  • ANJOS, Moacir. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. RJ: Cobogo , 2017.

  • BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.

  • FREITAS, A.; REIS, P.; HONESKO, V. Políticas do sensível: arte e urgência. São Paulo: Intermeios, 2023.

  • CHAIMOVICH, Felipe (org.). Grupo de estudos de curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2008.

  • KAMINSKI, R.; HONESKO, V.; SEREZA, L. (Orgs.). Artes & Violências. São Paulo: Intermeios, 2020.

  • KLÜSER, Bernd; HEGEWISCH, Katharina. L'Art de l'exposition. Paris: Editions du Régard, 1988.

  • MARCONDES, Guilherme. Procuram-se artistas: aspectos de legitimação de (jovens) artistas da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Télha, 2021.

  • Rede NAMI (org.). Hackeando o poder: táticas de guerrilha para artistas do Sul Global. Rio de Janeiro: Cobogo , 2022.

  • REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

AVALIAÇÕES

  • Participação nos debates em sala de aula a partir dos textos indicados = 2,0

  • Apresentação de comunicação oral (duplas) = 3,0

  • Trabalho final: texto de 6 a 8 páginas com análise de uma exposição, aprimorado após as sessões de comunicação = 5,0

Data de entrega da versão definitiva do texto trabalho final: 30 de julho de 2025

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