N A V I S ?

Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e cadastrado junto ao CNPq, o Núcleo de Artes Visuais – NAVIS – é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do campo das linguagens artísticas, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. No momento, o grupo conta com duas Linhas de Pesquisa: "História e artes visuais" e "História e ficção".

 

   

F U N C I O N A M E N T O

Sempre visando o fomento da pesquisa sobre visualidade, o Núcleo trabalha com encontros sistemáticos entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, artistas e o público em geral, possibilitando assim a interação entre universidade, comunidade e classe artística. Os encontros ordinários são abertos ao público e ocorrem em dias e horários pré-definidos, como se vê no cronograma anual do grupo. As reuniões não estão fixadas num único local e variam a cada situação, pois o NAVIS privilegia o intercâmbio entre instituições, trabalhando com um sistema de rodízio institucional. A cada reunião, algum membro do grupo pesquisador ou estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrando ou doutorando) – é convidado para realizar uma palestra a respeito de algum ponto de suas pesquisas. Uma semana antes de cada reunião, o palestrante convidado disponibiliza um texto, de sua autoria ou não, que possa servir de apoio para a sua fala. Logo depois da palestra, tem início uma discussão pública sobre o conteúdo da fala e do texto. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza seminários, coletâneas e palestras com pesquisadores externos ao Núcleo.

 

   

R E G R A S   D E   R E C R E D E N C I A M E N T O

Os integrantes do NAVIS dividem-se em duas modalidades: "pesquisadores" e "estudantes". Os estudantes possuem cadastro automático, pois são os orientandos atuais dos pesquisadores cadastrados. Os pesquisadores, por sua vez, precisam atender aos seguintes critérios de credenciamento:

1. Adequação aos objetivos gerais do grupo de pesquisa;

2. Ter titulação de Doutor;

3. Ter vínculo formal com alguma instituição de ensino, pública ou privada.

 

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO

Para se candidatar à condição de pesquisador do NAVIS, o professor deve enviar o formulário deste link [clique para abrir] preenchido para o e-mail gruponavis@gmail.com, com cópia para os e-mails artur.imagem@gmail.com e rosanekaminski@gmail.com

 

OBRIGAÇÕES DO PESQUISADOR

Uma vez credenciado, o pesquisador deve cumprir as seguintes obrigações com o Grupo de Pesquisa:

1. Participar dos encontros ordinários do NAVIS;

2. Realizar apresentação pública das suas novas pesquisas (em andamento ou concluídas);

3. Manter o Currículo Lattes atualizado;

4. Informar os nomes dos orientandos a serem cadastrados como estudantes no NAVIS;

5. Informar quando os orientandos já cadastrados no NAVIS tiverem concluído a pesquisa (a inclusão dos orientandos no Grupo de Pesquisa é temporária e só será válida enquanto permanecer o vínculo formal de orientação);

6. Enviar dados de publicações e outras atividades quando solicitado;

7. Avisar caso deseje se descredenciar do NAVIS.

 

 

 

.

 

 

Gostaria de ser informado diretamente sobre as atividades do NAVIS? Envie uma mensagem para gruponavis@gmail.com solicitando sua inclusão na lista de e-mails do Núcleo.