|
||
|
|
N A V I S ?Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e certificado pela Universidade Estadual do Paraná, o Núcleo de Artes Visuais – NAVIS – é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do campo das artes visuais, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea.
L I N H A S D E P E S Q U I S ANo momento, o NAVIS é constituído por duas linhas de pesquisa: (1) “História das artes visuais” e (2) “Artes e ficção”. LINHA: HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS A linha “História das artes visuais” caracteriza-se por pesquisas centradas no cruzamento entre a historicidade das artes visuais e os principais vetores culturais de uma dada sociedade, grupo ou contexto. Para tanto, privilegia-se o diálogo e as tensões do campo da arte moderna e contemporânea com as principais correntes da historiografia da arte. LINHA: ARTES E FICÇÃO A linha “Artes e ficção” concentra-se no estudo teórico e historiográfico das relações entre cultura visual e regimes de ficcionalidade. Nesses termos, a linha parte de uma noção abrangente de “artes”, que, mediante o encontro entre imagem e ficção, envolve as diversas linguagens ficcionais de cunho imagético.
|
F U N C I O N A M E N T O Sempre visando o fomento da pesquisa sobre visualidade, o Núcleo trabalha com encontros sistemáticos entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, artistas e o público em geral, possibilitando assim a interação entre universidade, comunidade e classe artística. Os encontros ordinários são abertos ao público e ocorrem em dias e horários pré-definidos, como se vê no cronograma anual do grupo. As reuniões não estão fixadas num único local e variam a cada situação, pois o NAVIS privilegia o intercâmbio entre instituições, trabalhando com um sistema de rodízio institucional. A cada reunião, algum membro do grupo – pesquisador ou estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrando ou doutorando) – é convidado para realizar uma palestra a respeito de algum ponto de suas pesquisas. Uma semana antes de cada reunião, o palestrante convidado disponibiliza um texto, de sua autoria ou não, que possa servir de apoio para a sua fala. Logo depois da palestra, tem início uma discussão pública sobre o conteúdo da fala e do texto. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza seminários, coletâneas e palestras com pesquisadores externos ao Núcleo.
|
||
R E G R A S D E R E C R E D E N C I A M E N T O Os integrantes do NAVIS dividem-se em duas modalidades: "pesquisadores" e "estudantes". Os estudantes possuem cadastro automático, pois são os orientandos atuais dos pesquisadores cadastrados. Os pesquisadores, por sua vez, precisam atender aos seguintes critérios de credenciamento: 1. Adequação aos objetivos gerais do grupo de pesquisa; 2. Ter titulação de Doutor; 3. Ter vínculo formal com alguma instituição de ensino, pública ou privada.
PEDIDO DE CREDENCIAMENTO Para se candidatar à condição de pesquisador do NAVIS, o professor deve enviar o formulário deste link preenchido para o e-mail gruponavis@gmail.com, com cópia para os e-mails artur.imagem@gmail.com e rosanekaminski@gmail.com
OBRIGAÇÕES DO PESQUISADOR Uma vez credenciado, o pesquisador deve cumprir as seguintes obrigações com o Grupo de Pesquisa: 1. Participar dos encontros ordinários do NAVIS; 2. Realizar apresentação pública das suas novas pesquisas (em andamento ou concluídas); 3. Manter o Currículo Lattes atualizado; 4. Informar os nomes dos orientandos a serem cadastrados como estudantes no NAVIS; 5. Informar quando os orientandos já cadastrados no NAVIS tiverem concluído a pesquisa (a inclusão dos orientandos no Grupo de Pesquisa é temporária e só será válida enquanto permanecer o vínculo formal de orientação); 6. Enviar dados de publicações e outras atividades quando solicitado; 7. Avisar caso deseje se descredenciar do NAVIS.
.
Gostaria de ser informado diretamente sobre as atividades do NAVIS? Envie uma mensagem para gruponavis@gmail.com solicitando sua inclusão na lista de e-mails do Núcleo.
|
||